A Associação

Associação Dr. João dos Santos

A Associação Dr. João dos Santos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, registada à face da lei com os seus estatutos aprovados e legalmente constituída. Está inscrita na Direção Regional da Segurança Social e no Ministério da Educação. Rege-se pelos seus estatutos e pelo regulamento interno aprovados pelos seus associados.

A Associação Dr. João dos Santos iniciou a sua atividade no dia 1 de Setembro de 1993, na Mealhada. Começou a funcionar em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Loures, em regime de comodato, com 35 crianças e 8 funcionários. Tendo em conta que a lista de espera não parava de crescer, em 1996 foi alugado um espaço, com o qual, foi possível passar a dar apoio a 94 crianças com a colaboração de 13 funcionárias. Continuando a lutar com falta de espaço, em 1999 foi adquirida na mesma localidade uma loja, e, em 2003 foi comprada também a loja contígua, tendo atingido então a lotação máxima permitida, distribuída pelas três valências, de 147 crianças, assegurando assim 20 postos de trabalho.

Desde a sua abertura, a Associação nunca parou de crescer e de lutar por criar melhores condições físicas para apoiar as crianças e suas famílias.

Assim, iniciou-se um Projeto o qual visava a aglomeração de todos os polos existentes, apoiar o maior número de crianças possível e abrir em resposta social de creche, um berçário, a única resposta ainda não existente.

Nesse sentido, num terreno cedido pela C. M. Loures e ao abrigo do programa PARES, foi dado início à construção das novas instalações, situadas no bairro de Sta. Maria no Pinheiro de Loures, as quais abriram ao público em Setembro de 2013.

Atualmente a Associação acolhe 239 crianças, nas diferentes Respostas Sociais:

Berçário, 2 salas com capacidade para 10 crianças cada.

Creche 2 salas de 1 ano, com capacidade para 14 crianças cada e duas salas de 2 anos com capacidade para 18 crianças.

Pré-escolar 4 salas, com capacidade para 100 crianças.

CATL (que ainda funciona na Mealhada), com capacidade para 65 crianças do 1º e 2º ciclos.